Cerca de 60 famílias camponesas, apoiadas pelo Movimento Terra Livre, ocuparam na noite do último domingo, 22, a Fazenda Cerradão, no município de Aparecida do Rio Doce (GO), para reivindicar a desapropriação da propriedade improdutiva e destinação para Reforma Agrária e denunciar crime ambiental de desmatamento em curso no local.
De acordo com relatos, em menos de duas horas, na madrugada da segunda-feira, 23, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) chegou ao local com grande contingente e, sem ordem judicial e agindo com pressão, de forma truculenta, forçou a saída imediata das famílias do local. Segundo as famílias, os policiais não acolheram a denúncia de que havia um desmatamento ilegal sendo praticado na área e a própria máquina que estava sendo utilizada na derrubada de mata serviu para fechar a entrada da fazenda após o despejo.
Segundo os trabalhadores rurais, a Fazenda Cerradão já passou por vistoria do INCRA, que recomendou a desapropriação da área para fins de Reforma Agrária, no entanto o processo ficou totalmente paralisado durante o governo Bolsonaro. Com a ação deste domingo, o movimento reivindica o andamento do processo para transformação da área em um assentamento para trabalhadores rurais.