Nossa atuação

PM-GO avança nas ações de monitoramento e intimidação a famílias acampadas

Nesta quinta-feira, 30, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) foi até o Acampamento Leonir Orback, no Município de Santa Helena de Goiás, para mapear lideranças e fazer imagens do acampamento, com uso de um drone.

Na abordagem, policiais dizem estar cumprindo ordens, mas não apresentam nenhum documento judicial que respalde sua ação.

Nessa sexta, 31, algumas famílias acampadas foram a Goiânia para denunciar a perseguição contra a comunidade, que também vem sendo abordada frequentemente em barreiras policiais atípicas na rodovia. 

A polícia esteve em pelo menos outros três acampamentos de trabalhadores rurais que reivindicam o cumprimento da lei da Reforma Agrária. Na sexta-feira, 24, estiveram no Acampamento Monte Sinai e, na terça-feira, 28, no Acampamento Torres Taquari, ambos na GO-221, na região de Caiapônia (GO). Na semana passada o Acampamento Garça Branca, em Jaupaci (GO), localizado à beira da GO-173, também foi novamente abordado.  


Em todas ações, os policiais atuaram sem mandado judicial, buscando colher dados pessoais das famílias acampadas, incluindo números de documentos, e identificar as lideranças locais, questionando, de forma intimidatória, a sua permanência nas áreas.

Lideranças de movimentos sociais e sindicais do campo, que também estão sendo mapeados e monitorados, denunciam que a ação da PM-GO tem objetivo de criminalizar as organizações que defendem a Reforma Agrária no estado e punir as famílias que se mobilizam por este direito. 

Esse mês, o vice-líder do governo protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que propõe retirar direitos básicos de quem luta por reforma agrária em Goiás. O PL, notoriamente inconstitucional, demonstra a disposição do governo do estado em exercer poder contra os direitos dos trabalhadores rurais e em defesa do latifúndio, mesmo que para isso seja preciso distorcer as regras e funções das instituições públicas.

Saiba mais:

Acampamentos sofrem com ataques, intimidações e ações de monitoramento em Goiás | CPT Goiás (cptgoias.org.br)

Vice-líder do governo Caiado na ALEGO propõe PL para restringir direitos de quem luta por Reforma Agrária em Goiás | CPT Goiás (cptgoias.org.br)

Compartilhe essa notícia