Nossa atuação

Famílias de pequenos proprietários de Catalão (GO) denunciam mineradoras que tomaram suas terras

Ruínas da sede da propriedade de Sr. Antônio José Duarte, obrigado a deixar suas terras por ação da mineradora CMOC.


Nesta quarta-feira (12), comunidades rurais de Catalão (GO) vão a Brasília denunciar a ação das mineradoras CMOC e Mosaic, que vêm tomando as terras de pequenos proprietários por meio de manobras judiciais. Pelo menos sete famílias nas Comunidades Coqueiro e Macaúba perderam a posse de suas terras para as empresas, após recusar suas propostas de compra.

As mineradoras têm conseguido se impor na região por meio ações judiciais que tiram o direito de negociação das famílias. Após realizar depósitos extrajudiciais com valores abaixo do preço de mercado, elas solicitam a posse da terra, mesmo que as famílias não acessem o dinheiro. É o caso de família na comunidade Macaúba e Comunidade Coqueiros.

Um agricultor e pequeno proprietário da Comunidade de Coqueiros, de 84 anos, foi obrigada a deixar a propriedade onde passou toda a vida, perdendo sua fonte de renda e subsistência, sem receber a justa indenização, que poderia lhe permitir reorganizar sua vida em outra terra. Hoje ele vive de aluguel na cidade de Catalão (GO), em situação de grande vulnerabilidade devido a problemas de saúde.

Na Macaúba, outra família que perdeu a posse da terra luta por uma indenização justa e pela responsabilização da empresa por crimes econômicos cometidos contra o proprietário, conforme denunciado pelo veredito do Tribunal Permanente dos Povos, que julgou este caso no ano passado.

No dia 15 de abril, as famílias vão realizar uma Missa Campal no Coqueiro, para celebrar a vida em comunidade e, depois, discutir sobre os conflitos locais.



Compartilhe essa notícia