Nossa atuação

Nota de Pesar pelo falecimento de padre Davi de Araújo – CPT Nacional


Padre Davi José Araújo, da Diocese de Uruaçu, em Goiás, faleceu na quarta-feira (25), depois de sofrer um acidente vascular cerebral. O religioso, de 59 anos, estava internado na capital do estado, Goiânia. A coordenação executiva nacional da CPT expressa seu pesar e se solidariza com amigos e amigas, e familiares do padre Davi. Em Nota, destaca que “a origem de Davi, definiu sua caminhada em uma região marcada pelo latifúndio e a violência contra os mais pobres, sobretudo do campo, cometida por aqueles que concentram terra e pelos grandes empreendimentos da região. Por onde esteve, como agente de pastoral, foi “presença solidária, profética, ecumênica, afetiva e efetiva” cumprindo sua missão, dando sua contribuição despojada de ego e vaidades, mas sim, com muita simplicidade e carisma. Contribuiu de forma incisiva na organização e defesa dos trabalhadores/as, junto aos movimentos sociais, de forma muito especial ao Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, em busca do acesso a políticas públicas como a reforma agrária, educação do campo, habitação rural e créditos agrícolas, e como também defendia e ajudava a construir experiências de economia solidária”. Confira a Nota de Pesar na íntegra:

Nota de Pesar pelo falecimento de padre Davi de Araújo

Jesus subiu a um monte e ali sentou com seus discípulos”. João 6:3

A Comissão Pastoral da Terra se solidariza com os familiares, parentes e amigos de Padre Davi José de Araújo, neste momento de perda física deste grande servo do Senhor. Assim como também agradece a Deus por ter o colocado na caminhada desta pastoral.

Pe. Davi, também chamado por muitos de Davizão, era de origem camponesa, da região norte do estado de Goiás, e se tornou sacerdote em 1991, na Diocese de Uruaçu.

A sua origem, identidade, definiu sua caminhada em uma região marcada pelo latifúndio e a violência contra os mais pobres, sobretudo do campo, cometida por aqueles que concentram terra e pelos grandes empreendimentos da região.

Por onde esteve, como agente de pastoral, foi “presença solidária, profética, ecumênica, afetiva e efetiva” cumprindo sua missão, dando sua contribuição despojada de ego e vaidades, mas sim, com muita simplicidade e carisma.

Contribuiu de forma incisiva na organização e defesa dos trabalhadores/as, junto aos movimentos sociais, de forma muito especial ao Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, em busca do acesso a políticas públicas como a reforma agrária, educação do campo, habitação rural e créditos agrícolas, e como também defendia e ajudava a construir experiências de economia solidária.

Se tornou naturalmente uma referência de atuação pastoral comprometida com aqueles que precisavam de alguém para gritar juntos por justiça social.

Aos amigos, parentes e familiares nosso fraterno abraço, assim como era o do próprio e eterno Davi José de Araújo.

Goiânia (GO), 26 de maio de 2022.

Coordenação Executiva Nacional da CPT

Compartilhe essa notícia