Nossa atuação

Liderança camponesa é ameaçada de morte em Santa Tereza de Goiás (GO)

Por CPT Goiás

A Comissão Pastoral da Terra acompanha, com preocupação, um caso de ameaça de morte contra uma liderança camponesa no município de Santa Tereza de Goiás (GO). Segundo relatos, vários moradores da cidade alertaram a vítima sobre um grupo fazendeiros que tem se reunido e está planejando tirar sua vida, com objetivo de interromper sua atuação na organização de trabalhadores/as em torno do direito à terra. 

Há informação de que três jagunços foram contratados para executar o atentado e já estariam com fotos da liderança tida como alvo. Medidas cabíveis para proteção da vítima estão sendo tomadas, como a abertura de Boletim de Ocorrência e encaminhamento da denúncia para a Defensoria Pública do Estado de Goiás e para o Ministério Público estadual.

A liderança que foi ameaçada participa de um grupo de famílias trabalhadoras que se organizam em busca de uma terra para constituir um assentamento rural no município. Para tanto, atuam junto ao INCRA reivindicando áreas passíveis de desapropriação para fins de interesse público. Neste momento, porém, o grupo afirma que não cogita nenhuma ação além da reivindicação administrativa junto aos órgãos de governo responsáveis pela reforma agrária.

Em 2016,  as famílias apresentaram a demanda de uma fazenda, que foi considerada improdutiva pelo INCRA e apta para desapropriação, mas o processo não teve andamento. Vários relatos apontam o envolvimento do proprietário desta fazenda com as ameaças de morte. Ainda assim, ele nega as acusações.

A CPT Goiás acompanha a situação no sentido de proteger a vida ameaçada e de colaborar com o acionamento de instituições e autoridades que possam agir em relação ao caso, evitando a barbárie. A vítima também está sendo acompanhada e tem o suporte da equipe do deputado estadual eleito, Mauro Rubem, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de Goiânia.

Compartilhe essa notícia