Matéria publicada no jornal O Popular desta quinta-feira, 19, aponta Goiás como líder em um triste ranking brasileiro: o dos conflitos que atingem comunidades e povos do campo, das águas e das florestas. A reportagem aborda o grande aumento nos registros de conflitos no campo em Goiás, tendo como base os dados parciais divulgados pela Comissão Pastoral da Terra na última semana.
Em um mapa do Brasil, a matéria identificou a quantidade de conflitos por terra registrados em todas as unidades da federação, com Goiás em primeiro lugar em número de ocorrências no primeiro semestre. Foram 85 registros de conflitos por terra e território no estado, um número mais de 385% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
A reportagem pediu posicionamento do Governo do Estado de Goiás sobre os dados, que o apontam como causador de mais 50% das ocorrências e também entrevistou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Goiás, Cláudia Dadico, da ouvidoria agrária do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a coordenação da CPT Goiás.