Observatório camponês

Gado morre à míngua em fazenda abandonada em Jaupaci (GO)

Imagens enviadas para a imprensa, após denúncia anônima à Delegacia do Meio Ambiente, mostram animais morrendo por falta de água, alimentação e por doenças, em imóvel abandonado que é reivindicado para reforma agrária há mais de 10 anos

Matéria publicada pelo Jornal O Popular repercute denúncia sobre rebanho de gado abandonado na Fazenda Itaipava, em Jaupaci (GO), região oeste de Goiás. Fotos mostram carcaças de bovinos que morreram à míngua, sem água e sem alimentação. Magras, com as costelas à mostra, mais de 20 animais seguem sem cuidados no local.

A denúncia foi feita à Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA) na semana passada e está em investigação na Delegacia Regional da Polícia Civil de Iporá (GO). O delegado Ramon Queiroz informou ao jornal que uma equipe da polícia já esteve no local, confirmando a veracidade das imagens, e busca identificar o autor do crime de abandono de animais.

A matéria aponta que o Incra recebeu o primeiro pedido de vistoria da fazenda em 2015. Na época, a Federação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf) já indicava a improdutividade na propriedade. Em 2018, uma primeira denúncia sobre animais morrendo à míngua no local foi feita, com fotos de restos mortais de reses próximas à porteira da fazenda.

Na justiça, o espólio do falecido proprietário pediu manutenção da posse do imóvel, alegando invasão da fazenda. No entanto, vistoria da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça de Goiás (CSF/TJ-GO), realizada em 2022, identificou que não há terceiros ocupando o local. O Incra aguarda a extinção da ação para dar prosseguimento ao processo de desapropriação.

Desde 2013, famílias vivem e produzem às margens da rodovia GO-173, no município, aguardando para serem assentadas e dar prosseguimento à sua vida produtiva com dignidade e segurança.

Compartilhe essa notícia