As comunidades rurais do município de Silvânia (GO) viveram momento de grande comunhão na 8ª Festa Camponesa, no sábado, 20 de agosto, na comunidade São Geraldo Magela, Cruzeiro do Bom Jardim. Foi uma festa de partilha, de memória e formação, com a participação ativa de crianças, jovens e adultos, que celebraram juntos os modos de vida do povo do campo, sua fé, seu trabalho, sua cultura e sua arte,
O tema “Da cultura camponesa: Águas que acolhem a vida” e o lema “Para quem tiver sede, eu darei de graça da fonte de água viva (Apocalipse 21,8)” motivaram as conversas sobre a realidade local e sobre a urgência de preservação e recuperação do cerrado, o berço das águas de todo Brasil.
“O planeta terra é 70% água. Nosso corpo é 70% água. É verdade que Deus nos fez do barro, que é terra e água, e deixou toda a criação aos nossos cuidados. Cuidar da água e da terra é cuidar essencialmente da vida.” (Antônio Baiano – camponês, cantor, pesquisador cristão, Assessor e Animador da CPT)
Outro tema que atravessou toda a Festa, foram os desafios que as comunidades enfrentam para manter os seus costumes e se adaptar às novas demandas da realidade sem deixar a terra e seu modo de ser. As artes do campo se manifestaram nos Cantos de Folia, na Catira, na Moda de Viola, na Trova e na Contação de Causo e nas exposições de tecelagem, mobiliário e produtos artesanais.
Ouça o programa de rádio produzido por agentes pastorais e pelas comunidades com a memória das festas camponesas,
A Celebração Eucarística da festa teve o arranjo da espiritualidade do campo, com oferta de alimentos saudáveis, produzidos naquela terra e benção de sementes, que foram compartilhadas para serem plantadas. Ao final da Festa, os participantes dançaram uma ciranda em volta das lembranças do evento e de mudas ornamentais, que foram levadas como lembrança deste intenso dia.
Realizada pela Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese de Goiânia e comunidades rurais do município de Silvânia, a festa terminou com a entrega da cabaça de Festeiro para representantes da comunidade João de Deus, que, se Deus quiser, será anfitriã da festa em 2023.