Nossa atuação

Fazendeiros praticam crimes ambientais e causam danos em acampamento

Famílias do Acampamento Dom Tomás Balduíno (Diocese de Formosa/GO) tiveram suas casas e roças inundadas em decorrência de crime ambiental praticado na área. Registros feitos no local no domingo, 19 de dezembro, mostram que a nascente de um pequeno córrego foi entupida com árvores cortadas por fazendeiro vizinho, causando o devio de água da chuva e barro para área de plantio e moradia de várias familias. Com chuvas intensas na região, há risco de novos alagamentos de casas e perdas de plantações.

Os transtornos e prejuízos decorrentes do crime ambiental são mais uma violência contra a comunidade, que vem sofrendo intimidações por parte de herdeiros da propriedade e de um arrendatário. As famílias do acampamento Dom Tomás foram levadas para esta fazenda há 6 anos pelo próprio INCRA, que não efetivou a desapropriação conforme acordado e nem viabilizou outra terra para assentamento, deixando-as em situação de conflito e extrema vulnerabilidade.

Por lei, áreas de nascentes devem ser cercadas e protegidas. Os responsáveis pelo desmatamento e entupimento da grota devem ser responsabilizados tanto pelo crime ambiental quanto pelos prejuízos causados às famílias.

Compartilhe essa notícia