CPT Goiás



Moradores do Acampamento Leonir Orback tentam conter o fogo que se aproximava do acampamento, enquanto funcionários da Fazenda Santa Helena, com caminhões pipa, assistem de longe, o alastrar do incêndio (Imagens: Divulgação)
Famílias do acampamento Leonir Orback, em Santa Helena de Goiás (GO), foram surpreendidas por um incêndio que atingiu a mata localizada ao redor da comunidade próximo às barracas, no último domingo, 21 de setembro. Segundo informações, o fogo teria tido início por volta das 15h em lavoura de cana-de-açúcar vizinha ao acampamento.
O fogo foi contido pela própria comunidade com o auxílio de apenas dois abafadores. Mesmo sem equipamentos e colocando em risco suas vidas, as famílias conseguiram proteger suas roças e casas, removendo do local idosos e pessoas expostas à fumaça. Até o momento não foi registrada nenhuma vítima com danos graves à saúde em decorrência do fogo.
A comunidade denuncia que os incêndios com origem nas plantações da Usina Santa Helena atingem a comunidade todos os anos. Neste ano, funcionários da fazenda, sobre máquinas e caminhões pipa, assistiam os moradores tentando apagar o fogo, sem prestar qualquer apoio.
Conforme informações do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o Acampamento Leonir Orback é uma referência regional na produção de alimentos saudáveis, cultivando hortaliças, frutas e leguminosas sem o uso de venenos. No território, as famílias travam uma luta histórica contra a Agroindústria para viver da agricultura e ter o direito à terra como meio de garantir dignidade e qualidade de vida.