Nossa atuação

Desembargador e equipe da Corregedoria Extrajudicial do TJ-GO visitam Acampamento Dom Tomás Balduino

Famílias acampadas se reúnem para receber magistrado e apresentar denúncias recentes sobre violações de direitos e perseguições sofridas. Desembargador aponta para a necessidade urgente de assentamento das famílias


O desembargador Dr. Anderson Máximo, Corregedor do Foro Extrajudicial do TJ-GO e membro da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias, esteve no Acampamento Dom Tomás Balduino (Área 1), no município de Formosa, nesta terça-feira, 24.

O magistrado levou a equipe de seu gabinete para conhecer e sentir de perto a realidade vivida pelas famílias na luta e resistência pela conquista do direito à terra, demonstrando interesse em ouvir os relatos de violações de direitos impostas na região, por forças privadas que mobilizam o poder público a seu favor.

Nos depoimentos, foram destacados o uso da força policial, a atuação de pistoleiros e fazendeiros que se valem do poder para ameaçar fisicamente as famílias, além das intimidações psicológicas. Os conflitos persistem de forma silenciosa, provocando graves transtornos emocionais e até mesmo prejuízos às famílias. Há relatos, por exemplo, de violação de cercas do acampamento para permitir a entrada de gado de um arrendatário vizinho nas lavouras comunitárias da comunidade.

Dr. Anderson Máximo sugeriu agilidade nas articulações para garantir o pagamento da área e o assentamento seguro das famílias, que há mais de 10 anos vivem em situação de intenso conflito, mantendo a resistência com organização do MST e apoio da CPT Goiás, CSF/TJ-GO e DPE-GO. Após o diálogo, o magistrado fez questão de caminhar pela área e apresentar a toda a sua equipe a forma como as famílias sobrevivem.

Compartilhe essa notícia