Nossa atuação

CPT Goiás realiza sua 25ª Assembleia e define prioridades para os próximos anos

Pastoral da Terra Regional Goiás elege nova coordenação colegiada e lança carta compromisso a partir de discussões com comunidades acompanhadas e equipes diocesanas

Nos dias 28 e 29 de junho, a Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás realizou sua 25ª Assembleia, de caráter deliberativo e eletivo, em Hidrolândia (GO). Com o tema “Memória, Profecia, Resistência e Organização: nos caminhos da CPT Goiás” e com o lema “Organize o povo, partilhe o trabalho e o apresente diante de Deus (Cf: Êxodo 18, 13-35), os trabalhos foram realizados envoltos pela espiritualidade viva da CPT.

A Assembleia contou com a presença de agentes liberadas/os e voluntárias/os das seis dioceses onde a pastoral atua, trabalhadoras/es rurais integrantes de comunidades acompanhadas, além de jovens de algumas dioceses, agentes técnicos em agroecologia, coordenadores, equipe do escritório regional e convidados, como Aderson Gouveia, ex-agente e coordenador da CPT Goiás, atualmente prefeito do município de Goiás, e Antônio Chagas, coordenador da FETRAF.

A mesa de análise de conjuntura, na primeira manhã da Assembleia, foi formada com três temáticas distintas: “Campo Unitário/Questões Agrárias”, com Patrícia do MST; “Questão Política”, com deputado Mauro Rubem; e “Questão Eclesial”, com Padre Célio Amaro. A mediação ficou a cargo de Ronilson, coordenador da CPT Nacional, que destacou o início do ano Jubilar da CPT (completando 50 anos em 2025), com a Semana da Formação (de 19 a 21 de junho) e a caminhada e celebração na Catedral de Goiânia (dia 22 de junho), mencionando que “nunca a Catedral Metropolitana de Goiânia teve uma celebração tão bela”.

Os momentos seguintes foram assessorados por Rezende Avelar e León Souza, que conduziram o trabalho de planejamento a partir de fichas já respondidas pelas equipes diocesanas, sobre os desafios e prioridades para o trabalho da CPT Goiás. O resumo desta produção foi sistematizado e será base para o planejamento estratégico da organização, tendo alguns pontos compartilhados na Carta Compromisso elaborada pela Assembleia:

LEIA A CARTA COMPROMISSO CPT GOIÁS 2024

Com a eleição, foram definidos os novos coordenadores e a nova coordenadora da CPT: Leila Cristina Lemes, João Marcos e Gerailton Ferreira, e o novo suplente, que será Antônio Baiano.

Compartilhe essa notícia