Por CPT Goiás
Entre os dias 18 e 20 de novembro, a Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás realizou sua reunião de Conselho e Assembleia Extraordinária no Centro de Formação Dom Fernando, encontros com importantes momentos de troca e encaminhamentos.
Nos dois primeiros dias de encontro, foram apresentados, para conselheiros/as e representantes das comunidades acompanhadas, os resultados do trabalho pastoral realizado pelas equipes diocesanas neste ano e deu-se início ao planejamento das atividades previstas para o próximo.
Estes também foram dias em que nos despedimos de Fábio José da Silva enquanto integrante da Coordenação Colegiada da CPT Goiás, cargo assumido da última assembleia da entidade e do qual Fábio precisou pedir afastamento recentemente por motivos de ordem pessoal.
A Regional Goiás da CPT agradece imensamente a contribuição do companheiro Fábio José nestes 18 meses como coordenador, período em que acompanhou diretamente o trabalho pastoral das equipes da Diocese da Cidade de Goiás e da Diocese de Ipameri, além de contribuir em atividades de coordenação geral e representação de todo o conjunto da entidade em articulações regionais e nacionais.
Nossa imensa gratidão a Fábio José!
Celebração do Centenário de Dom Tomás Balduino
As noites do encontro foram marcadas pela memória de Dom Tomás Balduino, em comemoração ao Centenário de seu nascimento, que será completo no próximo dia 31 de dezembro. Além da exibição do filme “O Vôo da Primavera”, de Dagmar Talga, que conta um pouco da trajetória deste pastor, pai da Comissão Pastoral da Terra, foi realizada uma celebração, onde aqueles e aquelas que tiveram oportunidade de viver a pastoralidade ao lado de Dom Tomás compartilharam relatos fortíssimos de um profeta perfeito, que anunciava, denunciava e cuidava. A igreja de Dom Tomás, diz-se, era a casa dos pobres: igreja, casa e voz.
“A Vocação de Jeremias” foi o texto bíblico escolhido para o momento. Como a de Jeremias foi a vocação de Tomás, escolhido no ventre de sua mãe para ser quem ele foi – um ser excepcional para seu tempo. A celebração foi encerrada com a partilha do vinho, em reafirmação do compromisso de cada um com a luta de Dom Tomás, o compromisso com aqueles que menos têm, em conexão com o projeto de Jesus Cristo.
Assembleia Extraordinária
Para ocupar a vaga aberta na Coordenação Colegiada da CPT Goiás, foi necessária a convocação de Assembleia Extraordinária para eleger um/a novo/a coordenador/a, visto que na última assembleia da entidade, realizada em junho de 2021, nenhum/a suplente foi eleito.
Durante a reunião de Conselho, então, foram apresentadas, por equipes diocesanas, as candidaturas de Antônio Pereira de Almeida (Antônio Baiano), para compor a coordenação da entidade, e de Gerailton Ferreira dos Santos, para suplência. Os companheiros foram eleitos por unanimidade na Assembléia Extraordinária realizada na manhã do dia 20 de novembro.
Antônio Baiano é agente e animador histórico da Comissão Pastoral da Terra. Oriundo das CEBS, onde também integrou a Pastoral da Juventude, ingressou na CPT em 1989, atuando como agente liberado por 11 anos na Diocese de Ipameri. Foi suplente de deputado estadual, superintendente suplente do INCRA, foi vice-prefeito e secretário da cultura de Orizona, cidade onde vive e trabalha como agricultor. É licenciado em Filosofia.e atua também em assessoria bíblica pastoral para Dioceses.
Gerailton Ferreira iniciou sua atuação em 1993, no grupo Jovens Unidos Pelo Amor de Cristo (JUPAC), em Caiapônia. Participou da Escola Nacional de Formação para Jovens Rurais, em Alagoas, se tornando coordenador da Pastoral da Juventude Rural, na Diocese de São Luis de Montes Belos. Entre 2001 e 2004, foi agente voluntário da Comissão Pastoral da Terra na mesma diocese. Foi assessor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caiapônia, participou da criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura Familiar de Caiapônia e Palestina de Goiás (SINTRAF) e assumiu cargos na FETRAF – na Secretaria Geral e de Previdência social, na Coordenação de Reforma Agrária e na Coordenador Geral. Integrou, com seus pais, o primeiro acampamento de reforma agrária de Caiapônia e é assentado da Reforma Agrária no Assentamento Padre Ilgo, no mesmo município.