Nossa atuação

IV Festa do Cerrado reúne comunidades de Minaçu em defesa do meio ambiente e da vida na campo

Comunidades camponesas de Minaçu (GO) e região participaram da IV Festa do Cerrado, realizada no dia 10 de setembro, na Capela Santo Antônio de Pádua, Comunidade Filó, Distrito de Cana Brava. Com o tema Agroecologia e Desenvolvimento Social e o lema Movidos pela Fé – Somos Terra, somos Água, Somos Vida!, a atividade reuniu as famílias em momentos de formação sobre a preservação do bioma Cerrado e a produção livre de venenos, com assessoria de Antônio Baiano, formação com a brigada anti-incêndios do Ibama, apresentações culturais e momento celebrativo.


A festa contou com apresentação da Catira do Ministério Jadas de Minaçu e da Folia de São Sebastião de Minaçu, manifestando a beleza de sua cultura e fé, e foi encerrada com a celebração da Eucaristia, com Padre Cornélio José dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. A atividade foi organizada por famílias dos Assentamentos Dom Roriz, Roberto Martins de Melo e São Salvador, do Reassentamento 2 de junho e Comunidade Mucambo,, que fizeram exposições diversas de produtos artesanais e da agricultura familiar, e contou ainda com a participação de famílias do Distrito de Cana Brava, Comunidade São Sebastião e Comunidade Rajado.

O encontro homenageou, em memória, Padre Davi José Araújo, agente da pastoral da terra e pároco na Diocese de Uruaçu por muitos anos, e o agente pastoral Romerson Alves. Os dois colaboraram com muitos momentos de formação pastoral na diocese, deixando plantada a semente da fé e da luta por justiça para o Povo de Deus.

Esta publicação homenageia nossa companheira Neura, do Assentamento Dom Roriz, presente na festa, que no dia seguinte foi vítima de um brutal feminicídio. Ela estará sempre viva em todas nós e estará sempre presente em nossa caminhada.

Compartilhe essa notícia