Nossa atuação

Comunidades da Diocese de São Luís participam da construção de uma agroindústria de poupa de fruta

Projeto está sendo implantado em Palestina por meio da Cooperativa Coopercap, com parcerias com o poder público e universidade

Reunião do Projeto Terra e Território Médio Araguaia com reitora da UFG, Angelita Pereira (Foto: Divulgação)


Comunidades da Diocese de São Luís de Montes Belos, organizadas no Projeto Terra e Território do Médio Araguaia, estão implantando uma Agroindústria de Poupa de Frutas, no município de Palestina de Goiás. Coordenação do projeto, junto com organizações parceiras, realizaram estudos de mercado, mapeamento das potencialidades produtivas da região, elaboraram projeto arquitetônico e e já aprovaram licenciamentos para implantação.

Nos dias 12 e 13 de maio, o grupo participou de reuniões de articulação com parceiros do projeto, em Goiânia. Eles estiveram na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde se reuniram com a reitora Angelita Pereira de Lima e com o professor Nilton José, do projeto de extensão Magnífica Mundi, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), e também tiveram reunião com o deputado federal Rubens Otoni.

A agroindústria será implantada por meio da Cooperativa Coopercap . O terreno já está escriturado e os equipamentos já estão em processo de licitação, por meio de parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores do município de Palestina de Goiás. O grupo busca parceria também com a Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário em Goiás (SFDA-GO), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para garantir a construção do prédio.

Com o andamento do projeto, organizações e comunidades envolvidas estão incentivando as famílias a investir e fortalecimento seu trabalho com os Quintais Produtivos Agroecológicos, como forma de garantir a matéria prima para a Agroindústria. O projeto tem também a parceria da CPT e Fetraf.

Reunião com o deputado federal Rubens Otoni (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia