Notícias

Comunidade denuncia danos a nascente do córrego Água Branca, em Baliza

Famílias do Assentamento Oziel Alves, que trabalham em mutirão para cercar nascentes na região do Médio-Araguaia, pedem ajuda ao poder público para solucionar problema

Comunidade do Assentamento Oziel Alves Pereira, localizado em Baliza (GO), na região do Médio-Araguaia, denuncia danos ambientais a uma importante nascente do assentamento.

De acordo com relatos, uma grande vala à beira de uma estrada havia sido entupida com entulho, lixo e pneus e depois foi coberta com cascalho. Com a chegada das chuvas, nos primeiros dias de novembro, todo o material foi arrastado, afetando o córrego Água Branca, próximo à sua área de nascente.

Nos registros é possível identificar muito lixo nas margens e no leito, incluindo embalagens de agrotóxicos e pneus. A comunidade solicita apoio do poder público na solução do problema.

A proteção de nascentes e a destinação de resíduos foram elencados como prioridades coletivas do assentamento durante elaboração de Cartografia Social na comunidade, que já deu início ao processo de cercamento da nascente de outro córrego, o Córrego Caracol, afluente do Rio Araguaia, localizada em uma das glebas.

Compartilhe essa notícia