Nos dias 22 e 24 de março, a Comissão Pastoral da Terra da Cidade de Goiás participou, junto a um coletivo composto por diversas organizações, de mutirões em duas escolas públicas no município, levando a frente o trabalho comunitário de apoio à educação das famílias camponesas iniciado em 2021.
Na Escola Municipal de Águas de São João foi instalada a irrigação em uma estufa já construída e, na Escola Municipal do Vale do Amanhecer, o mutirão realizou a construção de estufas. Para o próximo dia 19, está prevista, na Escola Municipal Holanda, localizada no Núcleo do Assentamento que leva o mesmo nome, uma ação mais ampla, com mutirão para organizar a produção da escola, apresentação de Catira, música, Oficina de Remédios Naturais e outras atividades.
Em 2021, segundo ano atípico para a educação pública devido a pandemia de COVID-19, este mesmo coletivo atuou na organização das escolas para o retorno às aulas, num pacto pela educação, realizando mutirões de limpeza, organização, produção e formação em quatro escolas municipais do campo do município de Goiás: a Escola Vale do Amanhecer, no distrito de Calcilândia, a Escola Olýmpia Angélica de Lima, no Assentamento São Carlos, a Escola Municipal Terezinha de Jesus Rocha, no Distrito de Buenolândia e a Escola Municipal de Aguas de São João.
Escola Municipal de Águas de São João
Destaca-se, nas ações realizadas, os momento de formação para pais e alunos através de oficinas, almoço coletivo, plantio de mudas frutíferas e encontro de famílias. Em todas elas foram construídas estufas para a produção de Hortaliças.
A CPT da Cidade de Goiás, em ação profética e coletiva, compõe esse coletivo, do qual fazem parte Universidades, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura.
*Colaboração: CPT Diocese de Goiás/Agentes da CPT da Cidade de Goiás. Fotografias: Carlinhos.