Organizações, movimentos sociais e sindicais do campo se reúnem com autoridades do MDA, INCRA e poder legislativo para pautar medidas que garantam avanço da reforma agrária e fortalecimento da Agricultura Familiar em Goiás.
Na noite desta quinta-feira, 18, o Campo Unitário se reuniu com Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), parlamentares de Goiás e outras autoridades para discutir medidas que fortaleçam da agricultura familiar, a Reforma Agrária e a segurança das famílias acampadas e assentadas no estado de Goiás.
Participaram da conversa o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton Fornazieri, o presidente do incra nacional césar, César Fernando Schiavon e os superintendentes do INCRA Goiás SR-04, Elias D’Ângelo, e do INCRA Distrito Federal e Entorno SR-28, Cláudia Farinha, os deputados federais por Goiás Luis Otoni e Adriana Accorsi e o deputado estadual Mauro Rubem. Também esteve presente Valdir Misnerovicz, que deve ser nomeado coordenador estadual do MDA, e outras autoridades convidadas.
Na reunião, as organizações, movimentos sociais e sindicais que compõem o Campo Unitário reforçaram a importância de se fortalecer o INCRA com a estrutura necessária para que gestores possam realizar o trabalho de vistorias, cadastramentos e outras ações que garantam o avanço da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar no estado.
Além disso, o Campo Unitário denunciou ao ministro as situações de violência no campo promovidas pelo governo de Goiás, que tem agido por meio da Polícia Militar contra famílias acampadas e assentadas da Reforma Agrária. O relatório que reúne denúncias de 19 acampamentos e assentados do estado foi entregue ao MDA, assim como o relatório elaborado pelo mandato do deputado Mauro Rubem com o conteúdo da Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás no último dia 2 de maio.
A articulação de organizações do campo também aproveitou a ocasião para agradece o empenho de Claudia Maria Dadico, diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do MDA e sua equipe, que tem ouvido e acompanhado comunidades em situação de violência no campo em Goiás.