Nossa atuação

Boletim Fala CPT aborda o tema da democracia sob ótica da Encíclica Fratelli Tutti, de Papa Francisco

A edição de setembro de 2022 do Boletim Fala CPT traz na capa uma importante discussão sobre a democracia hoje, especialmente neste ano de eleições, repercutindo a participação do arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, na Encontro Fé e Política, onde falou para auditório lotado sobre o capítulo V da Encíclica Fratelli Tutti,de Papa Francisco.

Leia abaixo o texto completo:

Democracia, participação e a Melhor Política de Papa Francisco
por CPT Goiás

No dia 16 de agosto, Dom João Justino, arcebispo de Goiânia, falou ao público, no encontro “Encantar a Política”, sobre a encíclica Fratelli Tutti, texto que em o Papa Francisco nos convida a participar da Democracia e a viver a fraternidade e a amizade social como caminho para um mundo de paz e justiça.

“Para se tornar possível o desenvolvimento de uma comunidade mundial capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a melhor política, a política colocada a serviço do verdadeiro bem comum. Mas hoje, infelizmente, muitas vezes a política assume formas que difi cultam o caminho para um mundo diferente”, compartilhou, em leitura, o arcebispo.

Nós, povo brasileiro, desiludidos, temerosos ou contaminados por discursos de ódio, difi cilmente acreditamos na possibilidade do diálogo e do acordo para solucionar os problemas que enfrentamos dia a dia. Neste importante momento de escolha e posicionamento, que são as Eleições, é muito fundamental que a Igreja Católica, em suas lideranças e em suas
pastorais, reafi rme seus valores junto à comunidade cristã.

Compartilhando das reflexões de nosso arcebispo e de nosso papa, a Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás reitera que não devemos acreditar em lideranças que defendem o armamento, a tortura e a barbárie, se desviando da ética para com o valor sagrado da vida, como o atual presidente da república e candidato, Jair Bolsonaro, e seus apoiadores.

É fundamental que famílias camponesas – sejam de comunidades assentadas, acampadas, quilombolas ou indígenas – conheçam e apoiem candidatas e candidatos que defendem a vida, a reforma agrária, os povos tradicionais, seus territórios e a própria Democracia, regime que garante a participação popular nas decisões políticas do país.

A justiça só será construída com respeito profundo pela vida e pela prática do Amor Político, para o qual nos desperta o Papa Francisco. “O Amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir
um mundo melhor”.

Seguimos sonhando juntos e construindo a Melhor Política.


——-

Além deste texto editorial, o periódico da CPT Goiás traz uma matéria sobre o aumentos dos conflitos no campo no estado de Goiás e notas sobre as ações pastorais que estão sendo realizadas no interior do estado, em mobilização popular pela paz para os que vivem na terra.

Faça download do Boletim Fala CPT – Setembro 2022

Compartilhe essa notícia