Carioca, Jaulão (Jalo), Amarelão e Catador. A colheita da lavoura comunitária do Acampamento Terra Goiás, no município de Niquelândia, rendeu aproximadamente 2 toneladas de feijão, somando as quatro variedades, em 2 hectares plantados. A produção representa mais segurança alimentar para as famílias acampadas, que mesmo vivenciando situações de conflito e ameaças, se mantém ativas e mostram o potencial da produção agroecológica no cerrado.
Todo o processo de plantio e controle de pragas foi realizado utilizando técnicas e manejos agroecológicos, Para esta produção, o grupo precisou arrendar terra, e segue na luta para ser assentado e poder ampliar suas produções. Todo o processo de plantio e controle de pragas foi realizado utilizando técnicas e manejos agroecológicos, livres de venenos. As 12 famílias que participaram de todo o processo estão muito satisfeitas com os resultados do trabalho coletivo e planejam seguir unidas para o próximo plantio comunitário, produzindo alimentos saudáveis, preservando a diversidade de nossas sementes, a saúde de nossa terra e de nossa água.
Por autonomia camponesa, pela soberania alimentar de nosso país e pelo cuidado de nossa Casa Comum.
Misereor, Development and Peace – Caritas Canada, Irmãs da Santa Cruz e Entraide et Fraternité têm apoiado a CPT Goiás nas ações de fortalecimento de comunidades camponesas.
#segurançaalimentar #SoberaniaAlimentar #agroecologia