Michaela Verboom, representante da entidade católica alemã, dialogou com bispos da CNBB-CO, equipes pastorais e pôde testemunhar conflitos vividos por comunidade quilombola e comunidade acampada no interior de Goiás
Por CPT Goiás / Fotos: Equipes CPT Goiás
Esta semana, Michaela Verboon, da organização católica alemã Misereor, visitou a CPT Goiás, onde se reuniu com integrantes da coordenação colegiada da pastoral, da equipe pastoral da Diocese de Goiás e com bispos Dom Jeová Elias Ferreira, da Diocese de Goiás, e Dom José Francisco do Rêgo, da Diocese de Ipameri.
Para conhecer de perto a realidade das comunidades em situação de conflito acompanhadas pela CPT Goiás e apoiadas por Misereor, Michaela Verboon visitou a Comunidade Quilombola Levantado, no município de Iaciara, e o Acampamento Dom Tomás Balduíno, no município de Formosa.
Nestes encontros, as famílias quilombolas puderam relatar as lutas recentes pelo reconhecimento, garantia e proteção de seu território e as famílias acampadas por Reforma Agrária relataram suas lutas pelo direito de acesso à terra para nela plantar e viver com dignidade. Junto às comunidades, Michaela pôde constatar as violências e ameaças vividas nas duas áreas, especialmente no Acampamento Dom Tomás, onde fazendeiros pressionam as famílias contra sua permanência no local.
Na reunião realizada na secretaria da CPT Goiás, Dom Jeová Elias e Dom José Francisco ressaltaram o trabalho da Comissão Pastoral da Terra no Regional Centro-Oeste da CNBB, cuja ação atende à dimensão social do trabalho de evangelização da Igreja Católica. Na cidade de Formosa, Michaela também se encontrou com Dom Adair José Guimarães, Pe. Pedro Nogueira e com o conjunto do clero da Diocese de Formosa, reunido em assembleia, além de com a equipe local da Pastoral da Terra.