Nossa atuação

Famílias impactadas pela mineração se articulam pelo reconhecimento de seus direitos em Catalão

Famílias de comunidades rurais impactadas por mineradoras na cidade de Catalão (GO), com apoio de organizações de defesa dos direitos humanos, estão se organizando para reivindicar a justa indenização pela perda das terras que estão sendo obrigadas a vender para as empresas. Pelo menos duas comunidades rurais de pequenos proprietários, com sua cultura, sua religiosidade e seus modos de vida, já foram extintas no município.

Elas denunciam a recusa das transnacionais em reconhecer o valor de suas terras e de sua vida comunitária, impondo, por via judicial, uma política de preço injusta, que não garante a compra de terras equivalentes em outra localidade para dar continuidade aos modos de vida das famílias agricultoras.

No último sábado, 15, foi realizada uma celebração e reunião, com presença de 150 pessoas, na sede de uma pequena propriedade, cujos proprietários que perderam a posse para a mineradora CMOC após um depósito extrajudicial que nunca foi acessado por ele. Funcionários da mineradora estiveram no local, intimidando os presentes e atrapalhando a celebração. Em nota, a empresa alegou acreditar que a terra estava sendo alvo de invasores e afirmou que as famílias estão pedindo um valor acima do preço de mercado pelas terras, o que, segundo as famílias, não condiz com a realidade.

Missa Campal realizada na comunidade Coqueiros

Uma família da comunidade Macaúba, que também perdeu a posse de sua propriedade para a mineradora Mosaic, afirma que o valor ofertado pelas empresas não é justo, porque a qualidade da terra naquela região é alta. Eles contam que trata-se de uma região onde se planta sem adubo e que o preço pago pela mineradora não permite comprar outra terra na mesma região. Além da terra, a desapropriação retira das famílias a sua convivência em comunidade, o que é uma perda irreparável que precisa ser indenizada.

O grupo de famílias formou uma comissão e está se reunindo para discutir estratégias para que os direitos das famílias sejam respeitados, garantindo a comercialização justa das terras. O grupo tem agenda hoje com o Prefeito de Catalão para apresentar os problemas vivenciados pelos agricultores das comunidades.

Compartilhe essa notícia