A atividade contou com apresentações culturais, partilhas, entrega de implementos a comunidades assentadas e de homenagens. A festividade faz parte das comemorações do Centenário de Dom Tomás Balduino.
No último sábado, 5, cerca de 800 pessoas participaram da 9ª Festa da Colheita da Diocese de Goiás, realizada na Escola Olympia Angélica de Lima, nos assentamentos São Carlos e União dos Buritis, no município de Goiás (GO).
O evento celebrou a luta pela terra, a Agricultura Familiar, a defesa do Cerrado, da Agroecologia e o Centenário de Dom Tomás Balduíno. Durante todo o dia, houve apresentações culturais, partilhas e a feira de produtos da agricultura familiar. Fruto de emenda parlamentar do Deputado Rubens Otoni, presente na celebração, um trator com implementos foi entregue ao Assentamento São Carlos, para ampliar a capacidade produtiva da comunidade.
Como parte das comemorações do centenário de nascimento de Dom Tomás Balduíno, foi entregue o prêmio que leva seu nome a entidades, iniciativas e pessoas que atuam em prol das causas sociais. Foram homenageados a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Goiás (FETAEG), o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, o Programa Social Vale-Feira da Prefeitura de Goiás, o casal Nadir e Milton, assentados há 37 anos no Projeto de Assentamento Mosquito e a agricultora Inês da Silva, do Assentamento São Carlos.
A atividade foi finalizada com o descerramento da placa de realização da 9ª Festa da Colheita e com uma Ciranda.
Estiveram presentes pessoas do campo e da cidade, de vários locais da Diocese e do estado, representantes de entidades, movimentos sociais e pastorais que estão na caminhada de luta pela terra e pelos direitos humanos.
“Terra é mais que terra, é a festa do povo novo, que por meio da mudança conquistou a liberdade”
Dom Tomás Balduíno