Atividade celebra avanços na luta pela terra, na Agricultura Familiar, na defesa do cerrado e na agroecologia
No próximo sábado, 05, a Diocese de Goiás (GO), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e parceiros realizam a nona edição da Festa da Colheita. A atividade será na Escola Municipal Olympia Angélica de Lima, no eixo principal dos Assentamentos São Carlos e União dos Buritis, no município de Goiás (GO), com início às 8 horas.
A Festa da Colheita é um momento de lembrar e comemorar o que foi plantado e hoje está sendo colhido. Muitas sementes foram lançadas na terra e nas gentes: além das semente de alimentos, foram plantadas as sementes da luta pela Reforma Agrária, da consciência ambiental, da luta dos povos do cerrado, da dignidade e da paz. Este também será mais um momento de celebração do centenário de nascimento de Dom Tomás Balduíno.
Ao longo do dia, serão apresentados os frutos da terra e da vida no campo. Artistas da cultura camponesa farão apresentações de catira, folia e música popular, haverá momentos de partilha de experiências e apresentações circenses. Durante a Festa, também será entregue o Prêmio Dom Tomás Balduíno a pessoas, entidades e movimentos que se empenham e lutam em torno das causas defendidas por Dom Tomás.
Programação da 9ª Festa da Colheita:
08h – Acolhida das caravanas na entrada da escola.
09h – Animação no palco, apresentações culturais (Folias, apresentações teatrais, fiandeiras) músicas e outros.
10h – Abertura oficial.
11h – Falas das autoridades e movimentos, intercalados com apresentações culturais.
12h – Apresentação do Grupo Circense Lahetô.
12h20 – Almoço.
13h30 – Continuação das Apresentações culturais.
14h – Entrega do Prêmio Dom Tomás Balduíno.
14h40 – 2ª apresentação do Grupo Circense Lahetô.
15h30 – Descerramento da placa alusiva a realização da 9ª Festa da Colheita.
16h00 – Lanche coletivo.
16h30 – Encerramento.