Nossa atuação

7ª Festa do Cerrado das comunidades de Minaçu celebra resistência, fé e cuidado com o bioma

Atividade contou com a participação de cerca de 150 pessoas do Assentamento São Salvador, Assentamento Dom Roriz, Filó, Niquelândia e outras comunidades da região

No último dia 13 de setembro, comunidades camponesas e quilombolas de Minaçu e região se reuniram no Assentamento São Salvador para celebrar a 7ª edição da Festa do Cerrado, uma realização da Comissão Pastoral da Terra – Regional Goiás (CPT Goiás), em parceria com comunidades acompanhadas na Diocese de Uruaçu.

A programação, aberta ao público, foi marcada por momentos de espiritualidade, partilha, trocas de saberes e manifestações culturais. Logo pela manhã, a acolhida calorosa reuniu as famílias para a celebração da Santa Missa, momento de fé e memória coletiva que reafirmou o compromisso com a defesa da vida e da terra. Em seguida, a feira da agricultura familiar foi aberta, com exposição da produção de alimentos e do extrativismo sustentável das comunidades.

A oficina de agroecologia, conduzida pelo técnico Diogo Teixeira, e a mostra de experiências agroecológicas possibilitaram a troca de conhecimentos práticos sobre manejo sustentável e preservação do Cerrado, bioma que abriga os territórios de resistência das famílias camponesas e quilombolas. O almoço coletivo, preparado de forma colaborativa por homens e mulheres da comunidade, fortaleceu os laços de união e partilha.

A juventude também marcou presença: estudantes da escolas de ensino fundamental do assentamento realizaram apresentação cultural, com música, dança e reflexões sobre o cuidado com o planeta. A festa foi finalizada com a Folia de São Sebastião, selando a Festa do Cerrado como um espaço de convivência, resistência e reafirmação da luta pelo cuidado com o território e pelo direito de viver com dignidade no campo.

Compartilhe essa notícia