A Atividade celebra o Dia Nacional do Cerrado com apresentações culturais e oficinas abertas ao público
Por equipe diocesana da CPT Goiás

A 7ª edição do encontro anual “O Grito e a Resistência no Cerrado: sabores, saberes e fazeres dos povos deste chão” será realizada no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, na cidade de Goiás (GO). A iniciativa é da Diocese de Goiás, por meio das Pastorais da Terra e da Saúde, e tem o objetivo de promover discussões acerca do tema da Ecologia Integral. A atividade conta com a parceria da Prefeitura de Goiás e de diversas organizações da sociedade civil, universidades e movimentos sociais. Toda a programação é gratuita.
De acordo com a equipe diocesana da Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás (CPT Goiás), o encontro tem o objetivo de promover a valorização pessoal e coletiva dos povos tradicionais do cerrado goiano, seus saberes e fazeres, e proporcionar o intercâmbio entre as várias comunidades da cidade e do campo, além de envolver estudantes da rede pública e particular, e oferecer acesso à informação sobre alimentação saudável e práticas populares de saúde.
“O Grito e a Resistência no Cerrado busca contribuir para a melhoria ambiental global, ao buscar a proteção do Cerrado, sua biodiversidade e suas águas, por meio da proteção da cultura das populações tradicionais e suas relações saudáveis com o ambiente em que vivem, evidenciando e estimulando as ações de manejo sustentável e a agroecologia”, afirma documento da Comissão Pastoral da Terra.
O encontro será realizado nos fundos da Catedral de Sant’Ana e nos jardins do Palácio Conde dos Arcos, onde serão realizadas palestras, exposições fotográficas, apresentações culturais, oficinas e conversas com raizeiros(as), benzedeiras, fiandeiras, violeiros, exposição de artesanato, distribuição de sementes e mudas do Cerrado e o lançamento do livro “Ecologia Integral”, resultado de um concurso de redação realizado nas escolas do campo e da cidade.