Produção coletiva gera renda para famílias e garante alimentos saudáveis para comunidade




A produção agroecológica da Comunidade Quilombola dos Magalhães, no município de Nova Roma (GO), vai de vento em popa! Após a implantação de uma estufa comunitária, a comunidade deu início a um ciclo de trabalho bem-sucedido de produção e distribuição de hortaliças. “Arrumei uma cliente aqui e outra ali, e comecei a entregar e fomos aumentando a produção”, conta o agricultor Gilvan Magalhães, que está à frente da horta.
Este ano, ele foi contemplado pelo Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola), por meio do qual a comunidade fará a venda de hortaliças destinadas a instituições socioassistenciais. “Eu não trabalho sozinho, tem mais pessoas. Trabalhamos juntos. No mês de novembro, se Deus quiser, já iniciamos a entrega das verduras”, disse o agricultor.
Gilvan conta que deu início a uma primeira horta em 2018, com a falta de chuvas o trabalho não avançou muito. Com a chegada da Pandemia de COVID19, a produção foi paralisada. Hoje, a produção além de gerar renda, também contribui no acesso da comunidade a alimentação saudável.
“Em 2022, a equipe da CPT veio e logo que a gente implantou a estufa e começamos a plantar novamente. Eu aumentei a estufa ano passado e agora passamos no PAA Quilombola. A gente tira para alimentação, pra gente que está no projeto e para quem não está também. Sobra muita coisa e a gente doa”, narra Gilvan.